A Síndrome de Rett é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta quase exclusivamente meninas e tem um profundo efeito em sua capacidade de se comunicar.
Os cientistas geralmente concordam que a síndrome tem quatro estágios, com os maiores danos à capacidade de comunicação ocorrendo no estágio dois. Conforme o estágio progride, a linguagem falada e o movimento são afetados, levando a dificuldades de comunicação.
Menina olhando longe
Competência presumida
A opinião das comunidades globais de ciência, educação e terapia mudou consideravelmente nos últimos anos. Supunha-se anteriormente que as pessoas que viviam com Síndrome de Rett tinham níveis muito baixos de capacidade cognitiva. Esse é realmente o caso?
Leia mais sobre a síndrome de Rett e a competência presumida
Foto de uma menina com síndrome de Rett e seu zelador usando um dispositivo Tobii Dynavox
Linguagem de modelagem
AAC não é apenas sobre o indivíduo usando o sistema. Para que alguém com Síndrome de Rett aprenda a usar uma ajuda de comunicação, ela deve ser consistentemente demonstrada a eles da mesma maneira que esperamos que eles usem.
Aprenda sobre maneiras de ajudar crianças com a Rett a modelar seu idioma
Imagens da Família Tobii Dynavox I-Series
Leitura e escrita
Se presumirmos competência em pessoas que vivem com Síndrome de Rett, é essencial levá-las ao caminho da alfabetização o mais rápido possível. As estratégias de leitura dependem muito do indivíduo, mas começa com a leitura para elas, assim como com qualquer outra criança!
Quanto à escrita, ter acesso a um teclado é uma consideração importante para todos que usam o AAC, isso também inclui indivíduos com o Rett.
Você pode ajudar seu filho a ler e escrever Rett, aqui estão algumas dicas.
Ilustração sobre como funciona o rastreamento de olhos
Acesso apropriado
Apraxia muitas vezes torna-se aumentada a pedido. Simplificando, alguém com Síndrome de Rett acharia difícil acertar um interruptor com um tempo consistente. O movimento involuntário da mão torna o acesso direto a uma tela sensível ao toque extremamente difícil. A interação do olhar pode ser considerada o melhor método de acesso para alguém com Síndrome de Rett.
Saiba mais sobre acesso ao computador, apraxia e rastreamento ocular